Trajetória

Vida Pública

Bancário, professor, advogado, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, Bira do Pindaré foi eleito​, em 2018,​ deputado Federal com 99.598 votos. Deputado estadual eleito em 2010 e reeleito em 2014, nasceu na cidade de Pindaré-Mirim, mas migou para São Luís, capital maranhense, aos 2 anos de idade.

Iniciou sua jornada política na Pastoral da Juventude da Igreja Católica e foi​ membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFMA)​. Concursado da Caixa Econômica Federal, presidiu o Sindicato dos Bancários do Maranhão e, de 2003 a 2006, a Delegacia Regional do Trabalho, período em que se destacou por combater o trabalho escravo.

Em 2006, Bira foi candidato a senador e conquistou mais de meio milhão de votos, sendo o mais votado em São Luís. Após o resultado que o colocou como uma revelação da política naquele ano, fez parte da Assessoria especial do governador Jackson Lago, na coordenação dos fóruns de participação popular.​ ​

No primeiro mandato na Assembleia Legislativa,​ em 2010,​ abriu mão de regalias como auxílio moradia e salários extras e se destacou pela luta por justiça social e em defesa das comunidades, dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, quilombolas, mulheres e ao lado dos sindicatos.

Reeleito deputado estadual com 38.829,​ ​com a maior votação da ilha de São Luís, o trabalho foi intensificado nas lutas populares, em defesa dos direitos humanos e por políticas públicas para melhorar a vida das pessoas.​ Sempre fazendo oposição forte e responsável à oligarquia Sarney no Maranhão..

A convite do governador do Maranhão, Flávio Dino, assumiu a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. ​Na oportunidade, ​transformou uma pasta secundária em prioritária para o desenvolvimento do estado. Implantou projetos e programas voltados para oferecer e fortalecer a educação pública, gratuita e de qualidade​. Dentre a atuação, se destacou a criação da primeira Rede Estadual de Educação Profissional com os Institutos da Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)​, o Cidadão do Mundo com intercâmbio internacional, ​os Aulões Gratuitos do Enem e Maranet, com a rede de internet gratuita para a população.

Eleito deputado Federal com quase 100 mil votos e gastando apenas sola de sapato, como costuma dizer, Bira do Pindaré traz para a Câmara Federal a luta que marca sua trajetória. Sempre ao lado do povo, dos movimentos sociais, sindicais, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, da agricultura familiar, da pessoa com deficiência, da qualificação do sistema público de saúde e da segurança pública para todos e todas.

Vida Pessoal

Bira nasceu na Rua do Sorriso, em Pindaré-Mirim, pelas mãos da parteira conhecida como Dona Zizi. Foi batizado na Igreja de São Pedro como Ubirajara do Pindaré, nome escolhido por seu pai em homenagem ao Rio Pindaré. Ubirajara, segundo José de Alencar, Grande Guerreiro.

Aos dois anos de idade, Bira migrou com seus familiares para a capital do estado, São Luís. Morou nos bairros do João Paulo, Caratatiua, Vila Palmeira, Bairro de Fátima, e Vinhais.

Sempre estudou em escolas públicas. O primário na escola Duque de Caxias, no bairro do João Paulo, o ginásio no antigo CEMA; o ensino médio na antiga escola técnica federal, hoje IFMA; a graduação em Direito e o Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

É casado, pai de duas filhas e gosta de ouvir, cantar e compor músicas.  Amante da musicalidade poética maranhense, não deixa de escutar Rosa Reis, César Teixeira, Zeca Baleiro, Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, além das belas toadas de bumba-meu-boi e das batidas de tambor dos blocos tradicionais.

Seu esporte favorito é o futebol. É torcedor do Sampaio Corrêa e acompanha a ‘bolívia querida’ nos estádios e nas rádios da ilha.