Durante Audiência Pública na Comissão da Educação nesta segunda-feira (26), o deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA) classificou como absurda a proposta do governo federal de taxar os livros no Brasil, enquanto se pretende isentar impostos na importação de armas.
Para ele, algo inaceitável e contraditório. “Esse é o cenário do Brasil. O estímulo ao uso de armas de fogos, que não resolve o problema da criminalidade, só piora; e, em contraponto, estabelece uma taxação dos livros, que é fundamental para a formação das pessoas e para a libertação do pensamento crítico e libertário, e que gera oportunidades” frisou.
Bira defendeu que o Brasil não pode descuidar das políticas permanentes, que ajudarão o país a superar as crises no pós-pandemia, e, segundo destacou, o incentivo e a leitura são essenciais no processo.
Ele também chamou atenção para a importância que o tema tem para o São Luís e todo o Maranhão; afirmou a necessidade que o país tem de mais investimentos em bibliotecas comunitárias e espaços de democratização do saber e do conhecimento. “Os livros precisam chegar a periferia, não as armas”, reforçou.